quarta-feira, 29 de julho de 2009

Legado da Reforma

Não podemos deixar para trás parte do legado histórico da Reforma Protestante. Esta que nos remete a sociedade num encontro transformacional em contrapartida a fuga dicotômica do sagrado, dito "gospel" e do não sagrado, dito "mundo" .

Trecho retirado da "Carta de Princípios 2009", Universidade Mackenzie:
(texto na íntegra
http://www.mackenzie.br
/ano2007000.html?&L=0)


"Um quadro mais próximo aos registros históricos mostra que Calvino era um pastor atencioso, que visitou pacientes terminais de doenças contagiosas no hospital que ele mesmo havia estabelecido, embora fosse advertido dos perigos de contato. Além disso, tomou diversas atitudes que mudaram a vida social da cidade. Foi ele quem instou o conselho municipal de Genebra a afiançar empréstimos a baixos juros para os pobres. Genebra foi o primeiro lugar na Europa a ter leis especiais que proibiam: jogar detritos e lixo nas ruas; fazer fogo ou usar fogão num cômodo sem chaminé; ter uma casa com sacadas ou escadas sem que as mesmas tivessem grades de proteção; alugar uma casa sem o conhecimento da polícia; sendo comerciante, cobrar além do preço permitido ou roubar no peso e, também, estocar mercadorias para fazê-la faltar no mercado e assim encarecê-la (e isso se estendia aos produtores)."

Transformações sociais que passam pelos bons hábitos de cuidados com a higiene, saúde, coletividade, meio ambiente, segurança, economia...

Outras culturas, baseadas em outra fé que não a Cristã refletem também esta influência social relevante e produtiva. Vide
conceitos baseados na cultura japonesa budista, chamado "5S" (hoje extendidos a 9) que remete ao desenvolvimento do Japão pós 2ªguerra mundial. Fico feliz ao ver que a relevância de uma fé levada a sério é transformacional, quanto mais o nosso encontro com Cristol!!! Temos um ótimo legado da Reforma, que resultou e ainda pode resultar em relevância social!


Nenhum comentário: