quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Cordas e nós

Estava pensando e pensando sabe como é né, idéias surgem! rs

Lembrei daquele versículo bíblico que fala do cordão de três dobras¹, daí os "nós" me vieram a mente e saí a pesquisar na internet sobre os nós! Foi interessantíssimo!!

Ao mesmo tempo ouvia uma música do Asaph Borba que gosto muito, chamada Um só Corpo e Coração. Tentei imaginar que sentido aquilo tudo junto poderia fazer, pois a letra fala de comunhão e da igreja primitiva em Atos. O versículo fala de união também, mas e os nós?

Nó sempre lembra problema, algo que interrompe, impede. Já ouviu aquele comentário assim: "Xiiii, tem um nó aí, vai dar trabalho!" Rss. Eu já ouvi muito, a geração de meus pais usava essa expressão quando afirmava um problema!

Mas acabei lembrando que nó também serve pra coisa boa, tipo, nó na ponta do cadarço, no corpo de uma pipa, nas cordas de rapel, nas amarras para firmar e levantar um varal, para velejar amarração de velas e etc...

Fiquei pensando em nó como algo positivo e ao ler algumas definições foi isso mesmo que encontrei. O nó serve para firmar, segurar, dar apoio, medir, emendar, enfim uma infinidade de utilidades. E descobri também haver uma centena de nós, um para cada finalidade do usuário.

Soube que os nós mantém cordas unidas ou coisas unidas, li até que na antiguidade utilizavam-se os nós na arquiterura... e isso caminhou um pouco para a maçonaria, vixi, deixei por lá!

Significado pelo Wikipédia: "Um nó é um método de apertar ou segurar um material linear como a corda por amarração e intrelaçamento. Ele pode consistir de um comprimento de um ou mais segmentos de corda, fibra, nylon, fitas e até mesmo correntes entrelaçadas de modo que permitem que a linha se prenda a si mesma ou a algum outro objeto, a carga. Os nós tem sido alvo de interesses por suas origens antigas, uso comum e implicações matemáticas na teoria dos nós. "

Juntando as pontas deste pensamento concluí que nessa era de individualismos se somos como corda precisamos de uns nós para nos aproximar e mantermos unidos uns aos outros, daí comunhão!!!

Será que forcei a barra?!!

¹ "Havia um homem totalmente solitário, não tinha filho nem irmão. Trabalhava sem parar! Contudo os seus olhos não se satisfaziam com sua riqueza. Ele sequer perguntava: 'para quem estou trabalhando tanto, e por que razão deixo de me divertir?' Isso também é absurdo, é um trabalho por demais ingrato.
É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se.
E se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém manter-se aquecido sozinho?
Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade." Eclesiastes 4:8-12

Agradeço pelas poucas dobras e alguns nós que tenho pertinho de mim, são de muito valor!


curiosidades sobre os nós:
http://www.solbrilhando.com.br/Esportes/Alpinismo/Cordas_e_Nos.htm

Música do Asaph:









Nenhum comentário: